Nova vítima do 'Jogo da Morte' em Almada
Menina de 13 anos automutilou-se com um corte desde o pulso até à dobra do cotovelo.
Foi detetado um novo caso de uma vítima do jogo da 'Baleia Azul'. A adolescente de 13 anos, residente no Feijó, em Almada, automutilou-se com um corte desde o pulso até à dobra do cotovelo.
Segundo apurou o Correio da Manhã, o alerta foi dado por um familiar com quem a menina desabafou. O caso foi de imediato relacionado com o 'Jogo da Morte' e entregue às autoridades.
A adolescente recebia mensagens através da aplicação para telemóvel 'Whatsapp'. O 'mentor' enviava ordens que, se não fossem cumpridas, teriam graves consequências, não só para ela, como para os pais e restante família.
O Ministério Público tem em curso três inquéritos, nas comarcas de Setúbal, Portalegre e Faro, relacionados com o jogo na Internet "Baleia Azul", que estimula a automutilação e o suicídio.
"Até ao momento, foi possível localizar três inquéritos relacionados com a matéria. Correm termos nas comarcas de Setúbal, Portalegre e Faro. O Ministério Público encontra-se, assim, atento à situação e, no âmbito dos inquéritos, não deixará de ponderar todas as medidas processuais adequadas previstas na lei do Cibercrime, incluindo a de bloqueio de 'links'", disse na segunda-feira à Lusa a Procuradoria-Geral da República.
O jogo "Baleia Azul", que terá começado numa rede social da Rússia, onde suicídios de mais de uma centena de jovens podem estar relacionados com o jogo, foi também já ligado a casos de suicídio de jovens no Brasil.
Em Portugal, um adolescente de Sines foi recentemente transportado para o Hospital de Setúbal por cortes num braço, que fontes dos bombeiros e da GNR relacionam com o "Baleia Azul".
O jovem de 15 anos foi levado para o hospital de Setúbal depois de ter "desenhado" uma baleia num braço com um objeto cortante, uma das tarefas do jogo, disse à Lusa fonte dos bombeiros. O caso de Sines foi comunicado ao Tribunal de Família e de Menores e ao procurador de Família e de Menores de Santiago do Cacém.
Uma adolescente deu entrada terça-feira no Hospital de São João, Porto, com "sinais de automutilação" e a Polícia Judiciária está a investigar o caso suspeito de estar relacionado com o jogo "Baleia Azul"
Outro situação noticiada foi a de uma jovem de 18 anos que foi assistida pelos bombeiros de Albufeira, Algarve, na semana passada, num caso alegadamente relacionado com o jogo "Baleia Azul".
Em Portalegre, não são conhecidos pormenores do caso que está a ser investigado pelo Ministério Público.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt