Novo edifício da PJ de Portimão vai custar 5 milhões
Ministra da Justiça diz que está previsto o arranque da obra em 2019 e a conclusão para 2021.
As novas instalações do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Portimão da Polícia Judiciária vão custar "cerca de 5 milhões de euros", revelou ontem Francisca Van Dunem, ministra da Justiça . O edifício será construído num terreno cedido gratuitamente pela autarquia, devendo a obra arrancar em 2019 e estar concluída em 2021.
"Tínhamos definido Portimão como uma área prioritária de intervenção", salientou a governante, que ontem se deslocou à cidade algarvia. Francisca Van Dunem elogiou o papel desempenhado pela autarquia, que "facilitou o processo" de construção de novas instalações através da cedência de um terreno.
Pedro Carmo, diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária, referiu que o DIC de Portimão ocupa, desde 1988, um prédio destinado "a apartamentos e escritórios", que teve de ser adaptado. "Hoje é reconhecidamente um edifício desadequado, antigo e ultrapassado, e que precisa de ser substituído por um edifício moderno", adiantou o referido responsável da Judiciária.
Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, destacou a importância da segurança para uma região turística como o Algarve, frisando que o terreno cedido pela autarquia está avaliado em "347 mil euros", o que é um valor "muito significativo".
Além de Portimão, o Governo também considera que a Diretoria do Sul da Judiciária, em Faro, precisa de novas instalações. "Continuamos à procura de uma alternativa", garantiu a ministra da Justiça.
SAIBA MAIS
Acessos
Além de ter efetuado a cedência do terreno, a Câmara de Portimão assumiu ainda o compromisso de construir os acessos às novas instalações, bem como o estacionamento e a iluminação.
4 mil
metros quadrados é a área do terreno onde será construído o novo edifício da PJ em Portimão. O espaço fica localizado na zona da Raminha, junto à V6 e à avenida Paul Harris.
Edifício moderno
"Trata-se de um edifício moderno e adequado a uma polícia do século XXI", com todas "as funcionalidades que a PJ precisa", salientou a ministra da Justiça, em relação à obra a realizar em Portimão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt