Novos passes são "uma ajuda para os utentes"
Medida abrange 946 mil utentes em todo o País.
Para quem ganha o salário mínimo e pagava quase 150 euros todos os meses para fazer diariamente a viagem de autocarro entre Setúbal e Lisboa, o novo passe Navegante Metropolitano "é já um alívio". Quem o diz é Catarina Rodrigues que, com a entrada em vigor dos novos passes sociais, viu a fatura mensal reduzida para 40 euros.
"Todas as pessoas têm contas para pagar. É uma ajuda para os os utentes", frisa a setubalense ao CM. Orlinda Santos concorda. Com uma neta a cargo e um rendimento reduzido, a medida "é positiva". "Vou deixar de pagar 12,50 euros pelo passe da minha neta", afirmou. O Navegante 12, disponível para as crianças até aos 12 anos, será gratuito.
Catarina Rodrigues e Orlinda Santos são duas dos 464 mil passageiros da Área Metropolitana de Lisboa (946 mil em todo o País) que a partir desta segunda-feira viram o preço do passe social reduzido.
Os passes combinados deixam de existir e são substituídos por um único passe, que custa 30 euros para quem quer viajar num único concelho, ou 40 euros, no caso dos utentes que circulam em mais do que um concelho de uma área metropolitana.
Os descontos para estudantes e mais carenciados mantêm-se, enquanto o Navegante 65+, destinado a maiores de 65 anos, terá um custo de 20 euros por mês. A poupança anual pode variar entre os 39 euros e quase 1500 euros.
Os passes únicos podem ser carregados nas caixas de multibanco. Entre as diferenças face aos anteriores está ainda o fim da data de validade de 30 dias: o passe é agora mensal.
António Costa promete mais oferta nos transportes para compensar a procura
Permaneceu sentado durante o percurso, mas não receia que os utentes fiquem impossibilitados de o fazer com a maior procura. "No metro de Lisboa, a oferta já aumenta em 5%." Vão ser compradas 14 carruagens para o metro de Lisboa e 18 composições para o do Porto.
Passe Família está atrasado até julho
O passe Navegante Família está atrasado e só estará disponível a partir de julho, "por questões técnicas", segundo o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina. Com os novos passes, as famílias vão passar a pagar no máximo 80 euros, independentemente do número de passes de que precisem.
DEPOIMENTOS
Catarina Rodrigues, utilizadora de autocarro
"Ir para Lisboa, ganhar o mínimo e pagar 7 € não dá"
"Há muita gente em Setúbal que trabalha em Lisboa e acaba por pagar imenso todos os meses. Se for para ir para Lisboa ganhar o salário mínimo e pagar setes euros todos os dias, como fazia, não dá. Agora vou pagar 40 euros por mês."
Orlinda Santos, utilizadora de autocarro
"A minha neta vai deixar de pagar passe"
"Eu vou poupar cinco euros por mês com esta alteração, mas a minha neta, que antes pagava 12,50 euros, vai deixar de pagar passe. Estou a cuidar dela desde que tem nove meses, pelo que é uma medida positiva para as duas."
Mónica Silva, utilizadora de autocarro
"É uma grande diferença ao fim do mês"
"Moro em Setúbal. Já fui operada em Lisboa e tive de andar para a frente e para trás algum tempo. Gastei muito dinheiro. Se isso me acontecesse agora, teria de pagar 40 euros para Lisboa. É uma grande diferença ao final do mês."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt