O que fazer se estiver a conduzir numa zona de incêndio

Devo fechar as janelas? E parar o carro, é seguro? Saiba os cuidados a ter para conseguir manter-se em segurança.

08 de agosto de 2023 às 10:09
Conduzir num incêndio Foto: Correio da Manhã
Partilhar

Conduzir numa zona de incêndio deve ser evitado a todo o custo e, na maioria das vezes, as autoridades conseguem evitar que condutores circulem por zonas afetadas pelas chamas ou fumo. No entanto, em algumas ocasiões, a interdição da circulação chega tarde e os condutores podem ver-se obrigados a conduzir numa zona de incêndio até conseguirem chegar a uma zona novamente segura. 

Em Portugal, durante o verão, é frequente vermos várias estradas com trânsito cortado devido aos incêndios florestais. Contudo, se já estiver a circular nestas vias, sabe o que deve fazer para manter a segurança?

Pub

O Automóvel Clube de Portugal (ACP) começa por aconselhar a manter a calma, de forma a conseguir pensar de forma racional e tomar as decisões mais sensatas. De seguida, deve fechar todas as janelas e aberturas de ventilação do carro. O objetivo é evitar inalar gases e partículas do incêndio. Se estiver a usar o ar condicionado, mude para o modo recirculação (apenas é usado o ar que já se encontra dentro do veículo).Durante a condução, esteja atento à passagem de pessoas e animais na estrada. Acima de tudo, nunca deve conduzir em contramão. Para fugir ao fogo, há a tendência de querer voltar para trás, mas se for esse o caso, tente fazer inversão de marcha e conduzir na faixa contrária à sua para evitar acidentes com outros carros.Quando conduz numa zona de incêndio, como a visibilidade é reduzida, deve ligar as luzes do carro para alertar os outros condutores para a sua presença.Em situações em que é impossível conduzir, o ACP aconselha a que pare o carro em zonas que bloqueiem a passagem do fogo, como estruturas sólidas. Pode também parar o veículo em áreas já ardidas ou longe de vegetação.Deve manter sempre o motor do carro em funcionamento, mesmo que esteja parado.Se decidir parar o carro, deve manter-se lá dentro mesmo que entre fumo, faíscas ou que o veículo balance, porque caso o fogo o circunde, a temperatura lá dentro será sempre inferior à exterior. Tente manter-se abaixo do nível das janelas e cubra-se com um cobertor ou roupa de lã. Evite usar roupa sintética porque as roupas que contém materiais sintéticos, como nylon, poliéster ou acrílico, derretem na pele. Se tiver água, molhe um pano ou peça de roupa e respire através dele.Caso fuja do carro deve sempre tentar cobrir-se e andar na direção contrária ao avanço do fogo.Por último, caso tenha rede no telemóvel, envie uma mensagem a familiares ou amigos com a sua localização ou telefone para as autoridades. Ligue para o 112 ou 117.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar