Oficiais vão depor espadas à porta da Presidência da República

Manifestação está a ser convocada por email e deverá acontecer na quarta-feira.

03 de julho de 2017 às 17:54
coronel, Rovisco Duarte, Pita de Amorim, Chefe do Estado-Maior do Exército, Forças Armadas, Lei de Programação Militar, política, defesa Foto: Direitos Reservados
forças armadas, ministério, pelas, defesa, aérea, exército Foto: Direitos Reservados
Militares do Exército treinam tiro Foto: João Santos
Tancos tem milhares de militares, a maioria pertencente à Brigada de Reação Rápida do Exército Foto: João Cortesão
O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte Foto: Pedro Catarino

1/5

Partilhar

Oficiais do Exército na reserva e na reforma estão a organizar um protesto simbólico quarta-feira junto ao Palácio de Belém para manifestar solidariedade com os cinco comandantes afastados temporariamente, confirmou a Lusa.

"A ideia é a solidariedade para com os coronéis exonerados e uma crítica ao poder político pela desinformação à população e pelo desinvestimento nas Forças Armadas", afirmou à Lusa o coronel na reforma Tinoco de Faria, um dos participantes.

Pub

O protesto inicia-se quarta-feira pelas 11h30 junto ao Monumento Nacional aos Combatentes do Ultramar, junto ao Museu do Combatente, em Belém, e seguirá para o Palácio de Belém.

Outra fonte ligada à organização, contactada pela Lusa, disse que na iniciativa estarão oficiais do Exército na reserva e na reforma, fardados. 

Pub

O coronel Tinoco de Faria sublinhou que está prevista a deposição das espadas que "simboliza" a perda do comando: "Entregamos a nossa espada, em solidariedade com aqueles que, sem responsabilidade nenhuma, o perderam", afirmou. 

Cinco comandantes de unidade do Exército foram afastados temporariamente pelo chefe do ramo, general Rovisco Duarte, para não interferirem com as averiguações internas em curso ao furto de armamento dos Paióis Nacionais de Tancos, detetado quarta-feira passada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar