Oito traficantes detidos pela GNR com quase 200 mil euros
Automóveis, armas e uma granada foram apreendidos em 24 buscas cumpridas em vários pontos do País.
Cinco homens e três mulheres foram detidos pelo Núcleo de Investigação Criminal de Vila Nova de Gaia da GNR por tráfico de droga. Na operação da Guarda foram apreendidos 4818 doses de vários produtos estupefacientes, seis automóveis e 192 843 euros.
Os militares cumpriram 24 mandados de busca (12 domiciliárias, nove em viaturas, duas em garagens e uma num armazém), nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Porto, Santa Maria da Feira e Grândola. Além da droga, dos carros e do dinheiro, foram apreendidas uma espingarda com silenciador e mira telescópica, uma espingarda de pressão de ar, duas pistolas, 177 munições, caixas de chumbos, uma granada, dois petardos e cinco facas. Foram ainda apreendidos 29 telemóveis, sete balanças de precisão, um cofre, manuscritos relacionados com o tráfico, um tablet, duas chapas de matrícula, cinco localizadores, um 'jammer' (equipamento eletrónico destinado a interferir e bloquear sinais de radiofrequência), e ainda uma botija de óxido nitroso.
"Na sequência de diligências subsequentes à operação, foi ainda possível localizar uma viatura que se encontrava com matrículas falsas apostas, tendo-se vindo a apurar que havia sido furtada em França. Foi realizada uma busca à viatura, tendo sido detetadas e apreendidas 830 doses de cocaína, uma balança de precisão e uma faca com resíduos de estupefacientes", acrescenta a GNR em comunicado.
A operação da GNR contou com o reforço de militares dos postos do Destacamento Territorial de Vila Nova de Gaia, de militares da Investigação Criminal dos diversos Destacamentos do Comando Territorial do Porto e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI), e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Os detidos, com idades entre 29 e 67 anos, foram presentes esta manhã no Tribunal de Instrução Criminal do Porto. Três ficaram em prisão preventiva, outro com prisão domiciliária, dois viram ser-lhes decretadas apresentações diárias às autoridades. Os restantes dois indivíduos ficaram com o termo de identidade e residência.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt