Oito feridos após fuga de amoníaco

Cinco bombeiros e um militar da GNR sofreram queimaduras.

21 de agosto de 2015 às 06:00
21-08-2015_01_29_57 Imagem MILTMP39730442.jpg Foto: Luís Costa e DR
Partilhar

Uma fuga de amoníaco numa fábrica de gelo, no porto de pesca de Olhão, provocou esta quinta-feira ferimentos em sete bombeiros e num militar da GNR. Três dos feridos sofreram queimaduras devido a contacto direto com o químico, enquanto outros três – incluindo o militar – ficaram feridos devido a inalação. Outros dois foram assistidos por exaustão. Todos estão fora de perigo.

"A fuga de amoníaco aconteceu cerca das 15h15, durante uma operação de manutenção", explicou ao CM Rui Nunes Ferreira, comandante da Capitania do Porto de Olhão. A zona da fábrica Fingelo foi evacuada e os bombeiros chamados para controlar a fuga, o que veio a acontecer cerca de duas horas depois.

Pub

Apesar disso, foi mantido, durante várias horas, um perímetro de segurança de 100 metros à volta da fábrica para evitar o contacto com o químico. Também a entrada de embarcações no porto foi interdita durante algumas horas.

Nas operações – que incluíram elementos da Autoridade Marítima, bombeiros, GNR e Proteção Civil –, oito elementos acabaram por sofrer ferimentos e foram levados para o Hospital de Faro, onde ficaram sob observação, apenas por precaução. Segundo Rui Nunes Ferreira, a fuga, entretanto controlada, "não representa qualquer perigo para as populações nem para a ria Formosa".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar