"Operação Verão Seguro 2015" registou menos 10 mortes
Operação da GNR decorreu entre 1 de junho e 15 de setembro.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou menos 10 mortos mas mais 1.047 acidentes durante a "Operação Verão Seguro 2015", que decorreu de 1 de junho a 15 de setembro, período durante o qual realizou 10.747 detenções.
Segundo o balanço, a que a Lusa teve acesso esta segunda-feira, morreram neste verão 117 pessoas nas estradas nacionais sob jurisdição da GNR, enquanto em 2014 se registaram 127 mortes. Em contrapartida, este ano houve mais 1.047 acidentes: subiu de 21.128 para 22.175.
Em relação aos feridos graves e ligeiros também se registou um aumento em relação ao mesmo período do ano passado: 576 feridos graves (mais 59) e 7.586 feridos ligeiros (mais 231).
No âmbito da fiscalização foi registado um aumento do número de crimes rodoviários, com mais condutores detetados a conduzir com taxa de álcool igual/superior a 1,20 gramas por litro de sangue (g/l) e sem carta de condução.
Detidos por dondução sob o efeito de álcool aumentou
Neste período, a GNR realizou 10.747 detenções, destacando-se 3.645 por condução sob o efeito do álcool, com uma taxa de alcoolemia igual ou superior a 1,20 g/l de sangue, (mais 248 do que em 2014), e 1.329 (mais 73 do que em 2014) por condução sem carta.
A GNR sublinha que tem acompanhado ao longo dos anos a evolução da sinistralidade rodoviária nacional, tendo identificado as três principais causas responsáveis pela sinistralidade grave (mortos e feridos graves).
"Designadamente a condução sob o efeito do álcool - um em cada três condutores mortos em acidentes de viação conduzia com uma taxa ilegal de álcool no sangue -, o excesso de velocidade e a não utilização dos sistemas de retenção", refere esta força de segurança.
Os militares detiveram ainda 499 pessoas por tráfico de droga, 175 por furto, 30 por ofensas à integridade física e 173 por posse de armas proibidas.
Contraordenações por excesso de velocidade diminuem
A GNR aplicou também 51.892 contraordenações por excesso de velocidade, menos do que as aplicadas em 2014 (56.610), e 10.248 por falta de uso dos cintos de segurança, havendo neste caso um aumento relativamente ao ano passado (8.931).
Quanto ao consumo de álcool registaram-se este ano 9.948 contraordenações, mais 372 em comparação com 2014, enquanto o uso de telemóvel levou à aplicação de 7.664 contraordenações, um aumento face ao ano passado (7.180).
A falta de inspeção automóvel levou à aplicação de 6.992 contraordenações, uma diminuição em relação ao ano passado (8.218), enquanto a falta de seguro automóvel foi responsável por 3.246 contraordenações, ligeiramente inferior ao valor registado em 2014 (3.479).
Durante a "Operação Verão Seguro 2015" apreendeu 786 armas (351 das quais de fogo), 11.998 munições de diversos calibres, 4.548 veículos e quase 365.000 euros em dinheiro.
Apreensão de droga em festivais de verão
No âmbito do policiamento geral, foi garantida a segurança de diversos espetáculos musicais (festivais e raves), nos quais os militares apreenderam mais de 10.000 doses de droga.
"Na sequência das ações realizadas destaca-se a apreensão de mais de 10.000 doses de droga. Os festivais realizados nos distritos de Santarém e de Portalegre foram os eventos onde foi encontrado mais produto estupefaciente", refere a GNR.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt