Ordem de freiras revolta populares

A população de Cerejais, Alfândega da Fé, está revoltada com a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora das Dores, com sede em Fátima, por esta ter determinado a saída da irmã Idalina Joaquim do cargo de superiora do Santuário dos Cerejais, função que exerce há 23 anos.

08 de dezembro de 2008 às 00:30
Ordem de freiras revolta populares Foto: José Rebelo
Partilhar

A decisão, apresentada como irreversível, foi conhecida há cerca de quinze dias e motivou uma autêntica rebelião, com os sinos a tocar a rebate e um grupo de populares a impedir a saída de uma das freiras.

O Santuário, dedicado à Senhora de Fátima, é palco da maior peregrinação de Trás-os-Montes e é "gerido" pelas Reparadoras, que ali têm quatro irmãs desde há mais de cinquenta anos. Para além do espaço de culto, gerem o centro de dia e lar de 3ª idade anexos.

Pub

A decisão da congregação não foi acatada pela irmã Idalina, que já fez saber que prefere abandonar a vida religiosa a sair.

"Aos votos de castidade, pobreza e obediência, deve juntar-se a caridade e o respeito pelas pessoas" disse a religiosa ao CM.

O grande impulsionador da obra, o padre Manuel Ochôa, pároco da freguesia, não esconde a indignação quando, a muito custo, acede a dizer o que pensa.

Pub

"Nunca pensei que uma coisa destas acontecesse. Isto é uma ingratidão enorme, para comigo, para com o povo e para com a irmã Idalina, que é uma pessoa superior", disse o sacerdote.

O povo não abre muito o jogo, mas algumas pessoas lá vão dizendo que "estão aqui em causa muitos interesses" e que "a irmã Idalina tem sido uma santa para esta terra e está a sofrer muito".

Da Congregação, em Fátima, foi-nos dito apenas que se trata de "uma questão interna", opinião partilhada pelo bispo de Bragança, D. António Montes Moreira.

Pub

No santuário mantêm-se duas freiras: as irmãs Jacinta e a, até há dias, superiora, Idalina Joaquim.

DISCURSO DIRECTO

"O PÁROCO NÃO MERECIA" (Abílio Fernandes, Presidente da Junta de Freguesia)

Pub

Correio da Manhã – Como é que analisa este caso?

Abílio Fernandes – Devo dizer, em primeiro lugar, que é com grande tristeza que vejo as coisas chegarem a este ponto. Depois, acho que o pároco não merecia esta atitude da Congregação.

– Porquê?

Pub

– Porque a irmã Idalina, que é uma grande mulher, é o braço-direito dele e porque toda a obra que ali está é a ele que se deve.

– Acha que a Congregação devia recuar?

– Eu entendo que sim. O padre Ochôa merece que a decisão seja reconsiderada.

Pub

OUTROS DADOS

APOIO A IDOSOS

O Centro de dia e lar de idosos de Cerejais tem 41 utentes internados e dá apoio domiciliário a outros 65. Ao todo, confecciona mais de duzentas refeições por dia.

Pub

PÁROCO BENFEITOR

Todo o complexo em torno do Santuário dos Cerejais se deve, diz a população, ao padre Ochôa, que cedeu tudo à Congregação. É por isso que se fala de "grande injustiça".

FREIRA DESOBEDIENTE

Pub

Se não acatarem as ordens da Congregação, as freiras Idalina e Jacinta quebram um dos votos solenes e têm de abandonar a vida religiosa.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar