Ourives absolvido de atingir ladrão após assalto
Assaltante de 22 anos, condenado a dois anos e oito meses de prisão com pena suspensa, saiu em liberdade após ter cumprido prisão preventiva desde que tinha sido detido.
O ourives João Gama foi esta quinta-feira absolvido de homicídio na forma tentada por ter atingido a tiro um dos elementos do grupo que assaltou a sua ourivesaria, no centro de Ponte de Lima, a 30 de outubro do ano passado. Já John Celis, o ladrão atingido, foi condenado a dois anos e oito meses de prisão, pena suspensa, por furto qualificado. Estava em prisão preventiva e saiu do Tribunal de Viana do Castelo em liberdade. Este arguido terá de pagar uma indemnização de 800 euros ao ourives e à mulher, já idosos, por danos não patrimoniais.
O coletivo de juízes entendeu que João Gama agiu em legítima defesa ao disparar, não atingindo nenhum órgão vital do assaltante. Foi ilibado também de pagar uma indemnização por danos físicos ao ladrão, mas a defesa de John Celis pondera recorrer. "O braço dele ainda não está recuperado, tem cicatriz, ele tinha uma vida de trabalho pela frente e o braço está imóvel", disseram ao CM as advogadas Rute Sousa Reis e Susana Pereira.
Entretanto, outros quatro suspeitos do assalto foram detidos pela PJ de Braga, em novembro. Pelo menos um aguarda julgamento em prisão preventiva.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt