PADRE FERNANDO REZA PRIMEIRA MISSA

Centenas de pessoas acorreram este domingo à Igreja Matriz de Ervedosa do Douro, no concelho de S. João da Pesqueira, para assistir à primeira eucaristia ou 'missa nova', do jovem padre Fernando Jorge Gomes, nascido e criado naquela freguesia, depois da sua ordenação ocorrida no sábado, como o Correio da Manhã noticiou.

12 de agosto de 2002 às 23:22
Partilhar

Uma cerimónia ímpar, que os ervedosenses não assistiam há mais de 100 anos, quando dois padres jesuítas oriundos daquela freguesia, foram ordenados pelas mãos do então prelado.

Ervedosa do Douro entrou em festa, onde nem os foguetes faltaram, numa tarde em que aquela vila no coração da região do Douro conheceu uma movimentação extraordinária de fiéis, de todas as idades e de vários pontos da região.

Pub

"É uma felicidade indescritível, uma força muito grande que me consola a alma", foram as palavras de Graça Gomes, ao CM, que não conteve a emoção própria de uma mãe, depois de ter recebido das mãos do filho a hóstia sagrada. "É o culminar de muitos anos de sacrifício, mas que valeram a pena", acrescentou a matriarca da família, que evidenciou "o aspecto humano e solidário do meu filho".

“Estou muito feliz por ter chegado a este momento, quando há doze anos dava o meu sim ainda trémulo e pouco consciente. É uma alegria enorme estar a ver aqui os meus conterrânos a partilhar este momento comigo; e é uma honra por, finalmente, poder rezar missa na minha terra natal”, disse o novo sacerdote ao CM.

A Diocese de Lamego surge neste 'mar de crise de vocações nacional' como um oásis, depois de ter ordenado cinco novos sacerdotes.

Pub

Durante o seu sermão, Fernando Gomes, deixou uma mensagem aos jovens que ponderam abraçar o sacerdócio: "Vale a pena esta caminhada para seguir Cristo, pois só Ele nos guia nesta vida", afirmou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar