Pai de Fábio doou os órgãos do filho

Agostinho Cruz, pai de Fábio, o adolescente que morreu anteontem após um tiro acidental dado pelo primo de 12 anos, doou os órgãos do filho ao Hospital de São João, do Porto.

05 de agosto de 2006 às 00:00
Pai de Fábio doou os órgãos do filho Foto: José Rebelo
Partilhar

Manuel Lopes, proprietário do Café Gazela (em Ermesinde), onde Agostinho trabalha há 35 anos, acompanhou o momento da decisão e o desespero do funcionário e amigo. “Ele é muito boa pessoa, por isso decidiu doar os órgãos do menino, para ajudar quem também sofre pelos seus filhos. Foram momentos dramáticos”, afirmou ao CM Manuel Lopes. O amigo adiantou ainda que o pai de Fábio não culpa o sobrinho, Jorge Cruz, de 12 anos, pela tragédia que provocou a morte do filho.

“Apesar de ter sido o primo do Fábio a atirar, foi sem querer. O Agostinho falou muito com ele, logo no dia em que tudo aconteceu [quarta-feira] e tentou acalmá-lo”, sublinhou.

Pub

Fábio morreu anteontem na sequência de um tiro acidental, dado pelo primo Jorge Cruz, quando os dois brincavam com uma espingarda ilegal propriedade de um tio, em Valpedre, Penafiel. O funeral realiza-se hoje, às 16h00, na Igreja de Ermesinde.

Amigos e familiares juntaram-se ontem na capela mortuária anexa à igreja, onde se encontra o corpo de Fábio. O jovem era filho único e vivia apenas com o pai, em Ermesinde.

A mãe, moradora em Vila Nova de Gaia, mantinha contactos frequentes com o Fábio. Ontem, juntaram-se para chorar a morte dramática do filho. Já os pais de Jorge Cruz, tios e padrinhos do adolescente, não se encontravam na capela.

Pub

“A tia foi internada no Hospital de Penafiel para receber tratamento psiquiátrico e está a sofrer muito. Era como um filho para ela”, explicou Eduardo Daniel, amigo das duas famílias e presidente da Junta de Valpedre.

Os dois primos iriam para uma colónia de férias, no Norte do País, no dia 23 deste mês. O pequeno Jorge tinha estado duas semanas em casa do Fábio antes do acidente. A tragédia aconteceu no regresso a casa, quando os dois brincavam com uma espingarda.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar