Pai de 'Macaco' condenado a quatro anos de pena suspensa por pagar festas com dinheiro dos bombeiros

PJ acusou o pai do antigo chefe dos Super Dragões de ter desviado 53 mil euros para compras com dinheiro da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto, onde foi presidente até 2019.

22 de outubro de 2025 às 14:12
Partilhar

Jaime Madureira, pai de 'Macaco', foi condenado a quatro anos de pena suspensa. Em causa está o pagamento de festas com dinheiro dos bombeiros, caso investigado pela Polícia Judiciária. A investigação concluiu que Jaime Madureira celebrou várias datas festivas à custa do dinheiro da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto, onde foi presidente até 2019. A PJ acusou o pai do antigo chefe dos Super Dragões de ter desviado 53 mil euros.

Para além dos quatro anos de pena suspensa, Jaime Madureira terá de pagar uma indemnização dos 53 mil euros desviados aos bombeiros.

Pub

Os factos da acusação detalharam que, a 31 de dezembro de 2016, Jaime Madureira gastou mais de 100 euros num supermercado em Matosinhos. Comprou uvas-passas, figos secos, nozes, rissóis e pastéis de bacalhau congelados, gelados e ainda lombo de porco para assar. 

O processo apontava ainda que, dias antes do Natal de 2015, Jaime Madureira gastou mais de 200 euros em bens como espumante, borrego, pão de ló e chocolates. Já a 31 de dezembro desse mesmo ano fez uma compra de 19 euros em presunto. Os factos foram todos provados durante o julgamento.

Durante as declarações que prestou no processo, Jaime Madureira, de 73 anos, tentou justificar as compras realizadas no supermercado alegando que seriam para refeições dos bombeiros. "Eu comprava bens alimentares e bebidas. Até me lembro que o bombeiro Luís chegou a cozinhar”, disse a 24 de outubro de 2023.

Pub

Os bombeiros ouvidos no âmbito do processo desmentiram a versão de Madureira. O atual presidente da Associação, Mário Lino, referiu durante a audição do processo nunca ter recebido qualquer ajuda de custo e que não entendia "como é que anteriores dirigentes" tivessem tido essas regalias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar