Papas de sarrabulho dão mais sabor ao Carnaval
Prato típico do Baixo Minho vai ser servido por oito restaurantes no pavilhão da EB2,3.
Durante o fim de semana alargado de Carnaval, ou seja, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, o pavilhão da Escola EB2,3 de Amares transforma-se num megarestaurante. No Festival das Papas de Sarrabulho, um dos maiores eventos gastronómicos da região, oito restaurantes servem mais de 45 mil doses de papas e perto de 20 mil de rojões, tripas e farinhatos (também conhecidos por farinhotes, bolachos ou belouras).
"Nós esperamos, este ano, a visita de cerca de 30 mil pessoas e os oito restaurantes que participam no festival estão preparados para servir mais de 3500 litros de papas de sarrabulho, que é o prato típico do concelho", disse ao CM Manuel Moreira, presidente da Câmara de Amares.
A tigela de papas custa três euros e quem pretender o acompanhamento de tripas e rojões terá que pagar mais cinco euros. Depois, há sobremesas para todos os gostos, com destaque natural para a sumarenta laranja de Amares e toda a gama de doces feitos a partir do fruto.
As papas de sarrabulho devem ser acompanhadas pelos vinhos verdes da região. Parte dos apreciadores prefere o tinto, mas sobe o número dos que optam pelo branco da casta loureiro das vinhas locais.
Carias, Churrasqueira de Caldelas, A Rival, Casa Gil, Vale do Homem, Tomadas, Recanto da Minhota e A Tapada são os restaurantes que propõem servir, nos quatro dias do fim de semana alargado de Carnaval, uma média de 7 mil pessoas por dia.
Os organizadores alertam para os perigos dos exageros na bebida, mas asseguram a ausência de problemas quanto à comida - ou não estivesse uma farmácia entre os expositores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt