Passadiço e acessos dão nova cara à praia de Faro

Aberto concurso público para requalificação da frente de mar atingida pelo mau tempo.

20 de abril de 2018 às 08:54
Esta quarta-feira o mar voltou a provocar estragos na Praia de Faro Foto: André Cravinho
Partilhar

Os 193 mil euros do Fundo Ambiental, disponibilizados pelo Ministério do Ambiente para a requalificação das zonas da Praia de Faro afetadas pelo mau tempo do final de fevereiro e início de março, vai ser aplicado, quase na totalidade, na construção de um passadiço de madeira e na requalificação de seis acessos ao areal. O concurso público para a empreitada está aberto e são esperadas que as intervenções sejam feitas até ao início do verão.

Segundo fonte da autarquia de Faro avançou ao CM, o valor base do concurso público é de 156 mil euros, sendo que os restantes 40 mil euros vão ser usados noutro tipo de despesas, como, por exemplo, a reposição dos lancis danificados e o pagamento das máquinas que têm feito a reposição de areias.

Pub

A requalificação que está em concurso aponta para a construção de um passadiço de madeira com um comprimento de 105 metros na zona central da Praia de Faro, bem como a remoção do atual passadiço de cimento e do muro, estruturas que ficaram danificadas com a passagem dos temporais. Este novo passadiço vai também ser mais elevado que o atual, para valorizar a panorâmica, tanto para a zona do mar como para a ria Formosa. Está também prevista a intervenção em seis acessos ao areal espalhados pela Praia de Faro.

"Estes processos levam algum tempo e o concurso público ainda decorre, mas queremos que esteja tudo feito antes do início do verão", referiu ao CM o autarca Rogério Bacalhau.

A Praia de Faro ainda esta quarta-feira foi atingida por uma maré alta que empurrou areia para a via pública e um dos factores apontados pela capitania local foi mesmo a fragilidade da frente de mar devido à falta de reposição natural das areias.

Pub

PORMENORES 

Fundo ambiental

O Governo investiu cerca de 800 mil euros em intervenções de recuperação dos estragos causados pelas recentes tempestades que atingiram alguns concelhos do litoral algarvio.

Pub

Olhão com a maior fatia

Do total, o concelho de Olhão é o que mais vai receber: 220 mil euros para a reparação de passadiços e de um pontão de embarque numa das praias.

Mais estragos

Pub

Lancis levantados e pequenos estragos nos bares de praia foi o resultado da maré cheia desta quarta-feira na Praia de Faro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar