Passos arrogante e Costa oportunista
Líderes do PSD e do PS avaliados pelos eleitores.
Um Passos Coelho lutador e arrogante e um António Costa experiente e oportunista. São estas as principais características dos líderes do PSD e do PS, segundo uma sondagem CM/Aximage, realizada entre os dias 7 e 10 de maio.
Na comparação entre Passos e Costa, o atual primeiro-ministro perde para o secretário-geral do PS nas características positivas e apenas obtém um resultado superior quando o que está em causa é qual dos dois é o mais "lutador" – 44,6 por cento contra 40%. Já a proximidade com as pessoas e a experiência são os itens em que António Costa obtém melhor pontuação – 59,4 por cento e 58,5 por cento, respetivamente.
Quanto às características negativas, proteger os mais ricos e a arrogância são as principais acusações atribuídas a Passos, enquanto que Costa tem pior resultado na indecisão e é considerado mais oportunista.
"Dir-se-á que Costa se destaca de Passos nas características afiliativas (proximidade, simpatia) e de realização (experiência, competência), deixando-se ultrapassar por Passos quanto à imagem de lutador, aspeto ao qual não será indiferente o modo como este geriu uma certa demissão irrevogável", explica o diretor técnico da sondagem, Jorge de Sá, acrescentando, quanto às características negativas: "Colam-se mais a Costa a indecisão e o oportunismo. Para Passos, pesa-lhe mais a imagem de arrogante e de protetor dos mais ricos, aspeto este quase unânime à esquerda".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt