Pena suspensa para homem burlou mulher em 25 mil euros

Indivíduo terá de pagar seis mil euros a uma instituição de solidariedade.

18 de março de 2016 às 15:37
Tribunal São João Novo Foto: Rafaela Cadilhe
Partilhar

O homem que burlou uma mulher em 25 mil euros foi esta sexta-feira condenado no Porto a dois anos e 10 meses de prisão, suspensa na sua execução mediante o pagamento de seis mil euros a uma instituição de solidariedade.

O arguido "engendrou um plano para extorquir dinheiro à mulher sob a capa de empréstimo, sabendo bem que nunca lhe iria pagar", disse a magistrada do coletivo de juízes do Tribunal São João Novo.

Pub

O homem de 59 anos, a residir no Porto, conheceu a mulher de 69, divorciada e emigrada há 50 anos nos EUA, na rede social Facebook em 2012. Após horas e dias de conversas, criaram uma relação amorosa e o homem convenceu a vítima a comprar um telemóvel e transferir-lhe 25 mil euros para investir num negócio de vinhos.

A ofendida só viria a descobrir a burla em 2014, após chegar ao aeroporto e o arguido não estar à espera dela, como havia sido combinado. Depois, deixou de lhe atender o telemóvel.

Pub

Condenado pelo crime de burla agravada

O coletivo de juízes optou pela suspensão da pena pelo crime de burla agravada devido à idade do arguido e ao facto de não ter antecedentes criminais, mas está sujeita ao pagamento de seis mil euros à instituição de solidariedade Mundos de Vida precisamente no período de dois anos e 10 meses.

"O ter este machado sobre a sua cabeça irá fazê-lo pensar na vida de outra maneira", disse.

Pub

Durante o julgamento, o arguido, reformado e divorciado, confirmou que conheceu a mulher pela Internet e criou "um certo carinho", mas nunca chegaram a conhecer-se, tendo-se cruzado pela primeira vez no âmbito deste processo.

O arguido pediu desculpas à ofendida, dizendo que não queria prejudica-la e ir fazer de tudo para lhe devolver o dinheiro.

Já a mulher, emocionada a relatar os factos, disse ter-se apaixonado por ele, mesmo não o conhecendo pessoalmente, porque vive sozinha, não tem família nos EUA e tem problemas de autoestima.

Pub

E realçou: "ele pediu-me duas vezes em casamento e falávamos em eu vir para cá para vivermos juntos e acreditei nele, mas fui enganada".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar