Pescadores enganados com defeso do sargo

Governo prometeu alteração de portaria e voltou atrás.

13 de julho de 2017 às 11:58
Pescadores estão proibidos de pescar sargos de 1 de fevereiro e 15 de março Foto: Pedro Noel da Luz
Algarve, peixe, pescadores, País, preço, região Foto: Pedro Noel da Luz

1/2

Partilhar

Os pescadores lúdicos estão revoltados e sentem-se enganados com a intenção do Governo em voltar atrás com a revogação do defeso do sargo na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).

A promessa foi feita em abril pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e pela secretária de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Célia Ramos, em Aljezur, para travar uma manifestação dos pescadores.

Pub

Na altura, chegou a ser feito um esboço para alteração da portaria por parte do secretário de Estado das Pescas. Quatro meses depois, a secretária de Estado do Ambiente deu parecer negativo à revogação, alegando a proteção da espécie.

Segundo David Rosa, representante das Comissões Pescadores População da Costa Portuguesa, os pescadores "sentem-se enganados" e prometem protestos na Costa Vicentina durante o verão.

PORMENORES 

Pub

Estudo de "sumidades"

Segundo o presidente da Câmara de Aljezur, José Amarelinho, a secretária de Estado Célia Ramos está a escudar-se num estudo elaborado por "sumidades" da matéria, que não os pescadores, e "não viabilizará a alteração à referida portaria".

Falta de entendimento

Pub

Os pescadores e a Câmara de Aljezur lamentam a "falta de entendimento dentro do Governo" no sentido de abolir o defeso do sargo e suspender as áreas de proteção, permitindo a atividade da pesca lúdica até à revisão do regulamento do PNSACV.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar