Piloto português detido na Alemanha quando embarcava em voo da TAP embriagado
Cheiro a álcool alertou funcionários do aeroporto de Estugarda. TAP confirma "incapacidade do piloto".
Um piloto português foi detido na noite de sexta-feira no aeroporto de Estugarda, na Alemanha, quando se preparava para embarcar num voo da TAP para Lisboa (operado pela Portugália) embriagado.
A imprensa local dá conta de que um funcionário do aeroporto percebeu pelo hálito e pela forma como o tripulante, que seria o co-piloto do avião, cambaleava à entrada do avião, que o homem de 40 anos não estava em condições de voar e alertou as autoridades.
O piloto foi então detido pela polícia, que confirmou o seu estado de embriaguez através de um teste de alcoolémia. Em consequência do caso, os 106 passageiros que esgotavam o voo e se preparavam para voar para Lisboa ficaram em terra, por não haver pessoal para substituir o piloto embriagado.
O português foi detido com uma fiança de 10 mil euros e as autoridades alemãs pedem que lhe seja retirada a licença de voo. O CM apurou que a restante tripulação também foi retida pelas autoridades alemãs, que consideram que toda a equipa é responsável pelo facto de o piloto ter embarcado no avião nas condições de embriaguez em que se apresentou para voar.
O voo em causa era o TAP com o código TP 523, com partida marcada na Alemanha pelas 18h50 (hora local) e que deveria ter aterrado em Lisboa pelas 20h50. O avião em causa é um Embraer 190, com capacidade até 106 passageiros
TAP confirma "incapacidade do piloto"
Numa nota enviada ao CM, a TAP confirma o incidente que aconteceu na Alemanha, mas não adianta muitos pormenores:
"O voo TP523 de Estugarda para Lisboa, operado pela Portugália, foi ontem [sexta-feira] cancelado, devido a incapacidade do co-piloto.
A Companhia abrirá um processo de inquérito interno e atuará em conformidade, tomando as medidas necessárias e consequentes, e pede desde já desculpas aos passageiros pelo transtorno provocado."
TAP conseguiu regresso de mais de metade dos passageiros retidos em Estugarda Mais de metade da centena de passageiros que ficou em Estugarda, sexta-feira, quando o copiloto do seu voo foi detido por embriaguez já regressou a Lisboa, disse este sábado à Lusa fonte da TAP. O porta-voz da companhia André Soares indicou que "muitos passageiros já viajaram" para Lisboa depois de apanharem voos de ligação para outros aeroportos europeus com outras companhias. As viagens de regresso de outros cerca de 40 passageiros já estão também garantidas e acontecerão no domingo e segunda-feira, acrescentou. O copiloto, de 40 anos, foi detido na noite de sexta-feira na cidade alemã quando se preparava para entrar no voo da TAP operado pela Portugália. A agência de notícias norte-americana Associated Press (AP) noticiou que pouco antes da descolagem do avião, um funcionário do aeroporto, ao verificar que o copiloto "cambaleava e cheirava a álcool", alertou as autoridades aeroportuárias, que impediram o avião de descolar. "O voo TP523 de Estugarda para Lisboa, operado pela Portugália, foi ontem cancelado, devido a incapacidade do copiloto. A companhia abrirá um processo de inquérito interno e atuará em conformidade, tomando as medidas necessárias e consequentes, e pede desde já desculpas aos passageiros pelo transtorno provocado", disse a TAP em resposta enviada hoje à agência Lusa. O avião Embraer 190, com capacidade até 106 passageiros, estava previsto descolar às 18h50 (hora local) e deveria ter aterrado em Lisboa pelas 20h50 de sexta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt