PJ confirma suicídio de banqueiro português em Moçambique

Novas pistas indicam que Pedro Ferraz Reis estava a ser vítima de chantagem

Atualizado a 31 de janeiro de 2026 às 10:40
Pedro Ferraz Reis foi encontrado sem vida a 19 de janeiro
Partilhar

A PJ confirmou que o banqueiro português Pedro Ferraz Reis cometeu suicídio no histórico Serena Polana Hotel, em Maputo, Moçambique – confirmando a tese avançada pelas autoridades locais. O CM apurou a que este desfecho terá acontecido na sequência de chantagem e ameaças, relacionadas com a sua vida pessoal, de que o banqueiro estaria a ser alvo.

A comitiva portugueses que viajou até Moçambique, formada por elementos da PJ e do Instituto de Medicina Legal, descartou “a intervenção de terceiros” nesta morte. Os investigadores tiveram acesso a imagens de videovigilância que permitiram perceber que Pedro Ferraz Reis adquiriu veneno para ratos e duas facas antes de se deslocar até às casas de banho do hotel de luxo na capital moçambicana onde acabaria por pôr fim à própria vida.

Pub

Ao CM, fonte próxima da investigação confirma que o administrador do Banco Comercial de Investimento (BCI) Moçambique terá ingerido “uma quantidade mortal de veneno para ratos”, mas “terá morrido com um golpe desferido, voluntariamente, no coração”.

Pedro Ferraz Reis, de 52 anos, foi encontrado sem vida, na noite de 19 de janeiro, nas casas de banho do Serena Polana Hotel, em Maputo. Realizadas todas diligências em Moçambique, o corpo do banqueiro chegou a Portugal na última quarta-feira, acompanhado por familiares e pelos investigadores da PJ e do Instituto de Medicina Legal.

PJ concluiu causa dos ferimentos

Pub

Os investigadores da PJ que se deslocaram a Moçambique confirmaram que Pedro Ferraz Reis terá ingerido “uma quantidade de veneno que seria fatal”, mas que “ainda não tinha feito efeito” quando este morreu. O banqueiro terá desferido “vários golpes, superficiais, com uma faca de cozinha, nas virilhas, braços, pulsos e pescoço”, antes de atingir fatalmente o próprio coração. Ao CM, fonte próxima da investigação diz que “estes golpes são normais em suicídios com facas”, podendo ser explicados como “primeiras tentativas antes do ato final”. 

Funeral é este sábado

Pedro Ferraz Reis vai este sábadoa enterrar, no Porto, a sua terra natal. O português era quadro do BPI e vivia em Moçambique desde 2013, sempre ligado ao BCI Moçambique, controlado pela CGD (61,51%) e BPI (35,67%).

Pub

Sernic confundiu

A conferência de imprensa do Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic), que referia que banqueiro português tinha sofrido “facadas nas costas”, colocou a tese de homicídio na mesa; esses ferimentos não se confirmaram.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar