PJ deteve suspeito de atear cinco incêndios em zonas de enorme risco em Barcelos por "fascínio do fogo"

Localizações tinham condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões.

14 de julho de 2023 às 14:46
Incêndio em Barcelos Foto: DIREITOS RESERVADOS
Partilhar

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 26 anos suspeito de atear cinco incêndios florestais em Roriz, Barcelos, alegadamente movido pelo "fascínio do fogo", anunciou esta sexta-feira aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que os incêndios ocorreram entre maio e outubro de 2022 e, o último, no passado sábado.

Pub

"Durante aquele período de tempo, a freguesia de Roriz foi sistematicamente atingida por uma onda simultânea de incêndios florestais, causando alerta entre a população local", acrescenta.

Segundo a PJ, o detido, operário da construção civil, "procedia a inúmeras ignições em espaço florestal", devendo ser o responsável por "vários incêndios lavrados em Roriz, no último ano".

"Os vários locais onde os incêndios ocorreram situam-se em zonas com condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente", refere ainda a PJ.

Pub

O detido vai ser presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar