PJ participa em megaoperação que desmantelou rede de tráfico de droga
Inspetores portugueses ajudaram espanhóis a apanhar 48 suspeitos e a apreender 3,8 toneladas de cocaína.
A Polícia Judiciária (PJ) participou numa operação internacional, coordenada pela Europol (polícia europeia), que desmantelou uma rede internacional de tráfico de cocaína, com sede em Espanha. Foram detidos 48 suspeitos e apreendidas 3,8 toneladas de cocaína, 100 mil euros, assim como 69 veículos e 19 embarcações (incluindo lanchas de alta velocidade).
Segundo informação colocada no site da Europol, a operação 'Sombra Negra' foi para o terreno na terça-feira. Após meses de investigação da Polícia Nacional espanhola, que além da PJ teve o apoio da Polícia Nacional da Colômbia, da Agência Nacional de Crime britânica, da DEA norte-americana e da agência europeia anti-tráfico MAOC (sediada em Lisboa), foi possível avançar para buscas domiciliárias. A rede, com sede no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, importava cocaína da América do Sul. O grupo usava embarcações de grandes dimensões, até onde chegavam lanchas de alta velocidade. O grupo detinha 11 destas embarcações, usadas para deixar a droga nas Canárias.
A operação 'Sombra Negra' permitiu ainda apreender seis imóveis de elevado valor. Os detidos estão a ser presentes a tribunal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt