"Podia ter sido uma tragédia": Nadadores-salvadores salvam mulher arrastada por onda na Figueira da Foz

A Autoridade Marítima alerta que as ondas fortes se vão manter pelo menos até domingo, atingindo três metros e um máximo de seis metros de altura.

28 de agosto de 2025 às 01:30
Partilhar

A rápida intervenção dos nadadores-salvadores da praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, evitou que uma mulher fosse arrastada pela forte ondulação que na terça-feira invadiu o areal e levou toalhas, guarda sóis e telemóveis dos banhistas. Um vídeo a circular nas redes sociais mostra os nadadores-salvadores Tiago Peixoto e Tomás Reis a correrem pelo areal para ajudarem a banhista que tinha caído com o forte impacto da ondulação e estava já a ser arrastada. 

“Andámos a sensibilizar as pessoas para se afastarem da linha de água ate porque estava bandeira vermelha. Muitos não seguiram as nossas orientações e ficaram perto da linha de água. Veio uma onda com bastante massa de água e derrubou uma mulher. Eu e o meu colega tentamos segurá-la para não ser empurrada para o mar”, conta Tiago Peixoto.

Pub

Duas crianças que estavam na praia também estiveram em perigo. “Uma estava dentro da tenda e quando veio a onda o pai conseguiu retirá-la. Se não fosse tão rápido podia ter sido uma tragédia. A outra estava com a avó que estava a segurá-la, mas a onda começou a arrastá-la e foi um banhista que estava perto a agarrá-la”, descreve Tomás Reis.

Para alem da praia do Cabedelo, nas zonas de Buarcos e do Cabo Mondego, os banhistas tiveram que sair porque o mar invadiu o areal.

O comandante da Policia Marítima da Figueira da Foz, Pedro Cervaens, recomenda aos banhistas cuidados redobrados porque a “ondulação continua forte, acima da media para a época”. Aconselha as pessoas a procurarem praias vigiadas e a seguirem os conselhos dos nadadores-salvadores.

Pub

A Autoridade Marítima alerta que as ondas fortes se vão manter pelo menos até domingo, atingindo três metros e um máximo de seis metros de altura.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar