Polícia Marítima deteta irregularidades nas radiocomunicações de várias embarcações na Madeira

Operação decorreu entre os dias 05 e 07 de maio, envolvendo 12 elementos do Comando Local da Polícia Marítima do Funchal e 12 inspetores da ANACOM.

11 de maio de 2026 às 18:42
Polícia Marítima Foto: Polícia Marítima
Partilhar

A Polícia Marítima detetou irregularidades em várias embarcações na Madeira ao nível dos equipamentos de radiocomunicações, no âmbito de uma operação de fiscalização em parceira com a ANACOM, indicou esta segunda-feira a Autoridade Marítima Nacional.

"A Polícia Marítima e a ANACOM [Autoridade Nacional de Comunicações] fiscalizaram um total de 14 embarcações e duas estações costeiras, tendo sido detetadas irregularidades numa embarcação de recreio, em dois navios porta-contentores e paquetes e ainda numa embarcação marítimo-turística", refere em comunicado.

Pub

A operação decorreu entre os dias 05 e 07 de maio, envolvendo 12 elementos do Comando Local da Polícia Marítima do Funchal e 12 inspetores da ANACOM.

O objetivo principal foi verificar a conformidade dos equipamentos de radiocomunicações, bem como o cumprimento das normas legais de segurança e licenciamento em vigor, considerados determinantes para a salvaguarda da vida humana no mar e para a fiabilidade das comunicações marítimas.

A Autoridade Marítima Nacional destaca a "relevância da cooperação institucional" entre as duas organizações na Madeira na monitorização do espaço marítimo nacional, permitindo uma "resposta eficaz a situações de interferência radioelétrica" e assegurando que os operadores cumpram os padrões técnicos exigidos para a navegação segura e comunicações fiáveis.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar