'POR FIM TEMOS CASA NOVA'

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, entregou ontem as chaves de 164 fogos habitacionais, construídos em Paio Pires, que, ao abrigo do Programa Especial de Realojamento (PER) daquela autarquia, servirão para realojar 610 moradores, até aqui residentes em áreas degradadas do concelho.

21 de setembro de 2002 às 21:17
Partilhar

“Após muito tempo de espera, é bom ver as nossas casas novas. Só esperamos que elas tenham condições.” Apesar da confusão ontem gerada à porta dos recém-construídos fogos, os novos habitantes da Quinta da Cucena não conseguiam esconder a sua emoção.

Igualmente entusiasmado com a ocasião estava Alfredo Monteiro. Para o presidente da Câmara Municipal do Seixal, o dia de ontem foi “especial para 164 famílias, que viram agora satisfeito um direito fundamental a cada cidadão, que é o de ter uma habitação condigna”.

Pub

Responsável pela entrega das chaves aos novos inquilinos do bairro da Quinta da Cucena, o autarca seixalense salientou as “excelentes qualidades” do novo complexo habitacional.

Os 164 fogos, cuja construção orçou em 9,5 milhões de euros (1,9 milhões de contos), estão distribuídos por 20 prédios de três pisos, com apartamentos de uma a quatro assoalhadas.

Para além das habitações, Alfredo Monteiro salientou que o bairro será dotado de dois espaços comerciais, um parque infantil, um polidesportivo, e um centro comunitário, que deverão entrar em funcionamento no início do próximo ano.

Pub

Igualmente valorizada pelos serviços da autarquia foi a vertente dos custos das novas habitações. A vereadora da habitação da câmara seixalense, Corália Loureiro, exemplificou ao CM a situação de um T2 que, no mercado normal, “tem uma renda estimada em cerca de 420 euros, e que na Quinta da Cucena não custará mais que 25 euros”.

Vindos de diversas zonas do concelho, como a Quinta do Cabral, na Arrentela, e a Quinta da Princesa, na Cruz de Pau, os novos moradores da Quinta da Cucena terão ainda direito a domicílios “já com água, luz e gás instalados”, referiu a vereadora da habitação da autarquia.

GNR ASSEGURA PATRULHAMENTO

Pub

Também no domínio da segurança, a autarquia seixalense mantém a confiança de que tudo irá correr bem. O patrulhamento de todo o novo bairro da Quinta da Cucena foi entregue aos militares do Posto Territorial da GNR de Paio Pires, que pretendem criar uma “relação de proximidade com os moradores”.

“Uma patrulha da GNR virá aqui regularmente, para que as pessoas sintam a autoridade perto, e consigam assim fazer as suas vidas”, salientou ao CM Corália Loureiro, vereadora da habitação da Câmara Municipal do Seixal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar