Porto de Tavira recebe um milhão em obras
No rio Gilão serão efetuadas dragagens e instaladas estruturas flutuantes para acostagem de barcos.
A Docapesca vai investir este ano, com recurso a fundos comunitários, cerca de um milhão de euros no Porto de Pesca de Tavira, apurou o CM. As obras contemplam a realização de dragagens, a instalação de novas estruturas para a acostagem das embarcações e a remodelação da lota.
"Trata-se de um investimento significativo e importante na melhoria das condições do porto", salienta Jorge Botelho, presidente da câmara local.
A primeira intervenção a concretizar diz respeito à dragagem do rio Gilão junto à lota e em parte da bacia de manobras, que tem um custo estimado de 300 mil euros. O concurso público foi lançado na passada quarta-feira e a empreitada tem um prazo de 140 dias.
Após o desassoreamento do porto, serão instaladas novas estruturas flutuantes destinadas à acostagem dos barcos de pesca e de embarcações marítimo-turísticas.
Além destas intervenções no rio, a lota será alvo de obras de fundo, nomeadamente com a retirada de telhas que contêm amianto, uma substância potencialmente cancerígena. Jorge Botelho destaca que os trabalhos incluem a instalação de uma estrutura em vidro que permitirá aos turistas poderem assistir à venda do peixe.
Embora reconheça como "positivo" o avanço destas obras, Leonardo Diogo, da Associação de Armadores e Pescadores de Tavira, defende a necessidade de ser construído "um novo porto de pesca", com uma lota que servisse todo o concelho - atualmente, existe uma em Tavira e outra em Santa Luzia. Jorge Botelho garante que "a ideia de uma nova lota está a ser trabalhada".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt