Portugal tem de ter controlo inteligente pronto nos aeroportos a 12 de outubro

Comissão europeia definiu a data para os 28 países que aderem ao sistema europeu de entradas e saídas nas fronteiras.

31 de julho de 2025 às 11:04
Novos sistema de controlo de entradas foi apresentado em abril deste anoi Foto: Sistema de Segurança Interna
Partilhar

Portugal tem de ter pronto a 12 de outubro o novo sistema inteligente de controlo de passageiros nos aeroportos. A ordem foi dada pela Comissão Europeia, e engloba um grupo de 28 países do espaço Schengen (em que as fronteiras económicas e políticas estão abertas entre si) que vão assim passar a controlar os passageiros de países exteriores através da recolha de dados biométricos.

Na prática, a entrada em funções do EES (EU's Entry/Exit system), vai levar a que deixe de haver carimbos de entrada e saída nos passaportes dos passageiros vindos de fora do espaço Schengen. A ideia é que todos passem a ser controlados através da recolha de dados biométricos (nomeadamente impressões digitais, e recolha de fotografias). Para o efeito, Portugal já está a receber, há vários meses, 'boxes' eletrónicas que serão comuns a todos os países aderentes ao EES.

Pub

O CM sabe que nos aeroportos do continente estes equipamentos já estão em fase de ligações eletrónicas, enquanto os aeroportos de Açores e Madeira aguardam ainda pela chegada das boxes, o que deverá acontecer apenas em setembro.

A Comissão Europeia determinou um período experimental de seis meses para o EES, findo o qual todos os países vão ter de adotar o sistema na totalidade. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar