Português baleado pelo ICE na cadeia sem assistência médica
Tiago Martins aguarda na prisão pelo processo de deportação. Estava nos EUA desde 2008.
Tiago Martins foi atingido por dois tiros de caçadeira numa intervenção dos serviços de imigração dos EUA (ICE) na véspera de Natal. Na altura foi levado ao hospital, mas três semanas depois colocado numa cadeia onde ainda permanece. Ficou com fragmentos de bala no peito, que dificultam a respiração, e não voltou a ter qualquer acompanhamento médico de acordo com a representante de uma sociedade de advogados sem fins lucrativos.
"Ele não consegue respirar, foi deixado durante vários dias sem cuidados adequados, nem medicação ou mudanças de pensos. Este é outro exemplo trágico da força excessiva usada pelo ICE que continua a escalar a um ritmo alarmante em todo o país", acusa a advogada Alice Barrett, citada pela NBC4 Washington.
O português vive nos EUA desde 2008 - entrou com o visto obrigatório para visitar o pai e ficou - na zona de Glen Burnie, no estado de Maryland. Tem agora 30 anos, mulher e dois filhos nascidos naquele país. Está ainda na prisão à espera do processo de deportação para Portugal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt