Português detido em Espanha por burla milionária com criptomoeda. Apreendidos 13 carros de luxo

Homem é considerado um dos maiores golpistas com falsos investimentos em criptomoedas a nível europeu.

02 de janeiro de 2022 às 13:10
Partilhar

As autoridades espanholas detiveram, em Valência, um homem de nacionalidade portuguesa, por burla milionária em pirâmide com criptomoedas. O homem está  acusado de sete crimes de fraude e lavagem de dinheiro. 

A Guardia Civil refere que o detido é um dos maiores golpistas com falsos investimentos em criptomoedas a nível europeu. "O detido havia criado uma suposta plataforma de investimento em criptomoedas num site, que foi divulgada através de vários fóruns, programas de rádio, eventos desportivos e até movimentos de caridade, a fim de atrair a atenção e o investimento de inúmeras pessoas em Espanha e Portugal", explicam as autoridades espanholas. 

Pub

A plataforma oferecia um retorno mínimo de 2,5% semanais aos investidores em função do valor com que contribuíam, eventualmente adquirindo papéis e, dessa forma, conseguindo atrair outros investidores.

A operação teve início em agosto e permitiu verificar que o homem tinha conseguido cometer o crime no Luxemburgo, na Suíça e em Portugal. Foram realizadas três buscas domiciliárias e não domiciliárias, foram bloqueadas várias contas bancárias e as páginas web de acesso à plataforma e apreendidos vários documentos e dispositivos eletrônicos. Foram também apreendidos 13 carros de luxo.

O total dos bens apreendidos, entre viaturas e contas bancárias, ascende a mais de dois milhões e meio de euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar