Posto marítimo do Farol anunciado em Olhão

Visita serviu para diversos anúncios de obras em vários portos da região algarvia.

27 de julho de 2017 às 08:45
2017-07-27_01_07.08 pedro noel da luz.jpg Foto: Pedro Noel da Luz
Partilhar

Diversas obras em vários portos algarvios foram ontem anunciadas pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na visita que fez à região com o ministro da Defesa, Azeredo Lopes.

A assinatura, na Câmara de Olhão, de um protocolo para instalar um posto marítimo no núcleo do Farol da ilha da Culatra, que pertence ao concelho de Faro, acabou por causar polémica, com o PSD a acusar o governo de "ultraje a Faro e ao poder local".

Pub

"A ilha da Culatra é Faro e não Olhão. Os culatrenses são farenses e não olhanenses. A sua Câmara é a de Faro e não a de Olhão", argumentou o PSD, garantindo que vai pedir esclarecimentos ao executivo e apoiando a "decisão do presidente [da câmara de Faro] Rogério Bacalhau de recusar comparecer neste ato infeliz e insólito".

Os sociais-democratas dizem que a escolha de Olhão para a assinatura do protocolo se prende com as eleições autárquicas, pois o presidente dessa câmara, António Pina, foi eleito pelo PS, enquanto em Faro, Rogério Bacalhau, foi pelo PSD.

Polémicas à parte, além do posto marítimo, a instalar na antiga casa dos pilotos do núcleo do Farol, a ministra assinou a consignação da empreitada de reabilitação de escadas e defesas nos portos de pesca de Portimão, Lagos e Sagres, anunciou a reabilitação das redes de água e de energia elétrica das pontes-cais 1 e 2 do porto de pesca de Portimão e homologou um protocolo com a Docapesca e a Câmara de Olhão, para reabilitação das três rampas de abastecimento às ilhas, no porto de Olhão.

Pub

A visita ministerial serviu, ainda, para inaugurar um módulo radar do sistema Costa Segura em Portimão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar