Predador aliciava na net com moda
Pedia fotos a adolescentes para poder "avaliá-las".
Na internet, o homem, de 48 anos, dizia ser produtor de moda e disponibilizava-se para ajudar meninas entre os 14 e os 16 anos a fazer carreira como modelos. Após conseguir a confianças das menores, Afonso Pimenta convencia-as a mostrar fotos sem roupa para poder "avaliá-las". Entre 2010 e 2014, falou no Facebook com várias adolescentes que lhe enviavam imagens nuas ou em roupa interior. Foi julgado no Tribunal de S. João Novo, no Porto, e condenado a seis anos e meio de prisão.
Refere o processo, consultado pelo CM, que Afonso Pimenta, que se encontra preso preventivamente na cadeia anexa à PJ do Porto, enviava pedidos de amizade e, assim que confirmava que tinham menos de 16 anos, passava a elogiar a beleza das vítimas e pedia-lhes fotos íntimas. Prometia ainda que lhes carregava o saldo do telemóvel. Durante um período de quatro anos conseguiu aliciar pelo menos oito menores.
Afonso Pimenta foi julgado por crimes de abuso sexual e pornografia de menores. No seu computador, a Polícia Judiciária encontrou dezenas de imagens de sexo com crianças. Alguns vídeos e fotografias são verdadeiramente chocantes. Num deles era possível ver até uma bebé, com menos de dois anos, a ser abusada.
"Sabia que as crianças tinham menos de 10 anos e mesmo assim quis obter as imagens, visioná-las, guardá-las e partilhá-las com terceiros", refere o acórdão. Em audiência, o arguido admitiu que sabia que as vítimas eram menores de idade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt