Prejuízos de 100 mil euros após terceiro tornado em Albufeira
Estruturas metálicas danificadas, onze viaturas destruídas e árvores arrancadas.
Albufeira acordou, sexta-feira de manhã, com diversos prejuízos materiais provocados por um tornado de pequena intensidade. Foi o terceiro fenómeno extremo de vento registado em pouco mais de um mês na região do Algarve. O vento forte provocou ainda estragos em Quarteira, Portimão e Santa Bárbara de Nexe.
Ao que o CM conseguiu apurar, em Albufeira os danos estão estimados em cerca de 100 mil euros. O vento forte arrastou vários metros a estrutura metálica do parque de estacionamento de uma superfície comercial, destruiu os vidros de onze viaturas, oito das quais pertencem a uma empresa de aluguer de carros, arrancou árvores e derrubou painéis publicitários e sinais de trânsito. O alerta foi recebido pelas autoridades às 4h20. A GNR isolou o local, e os Bombeiros de Albufeira fizeram o corte das árvores que caíram para a estrada.
Em pouco mais de um mês, o Algarve foi palco de três tornados. O meteorologista Manuel Costa Alves explicou ao CM que "as massas de ar tropicais aumentam a probabilidade de ocorrência destes fenómenos". E alerta que o aquecimento global "gera condições na baixa atmosfera para a formação de fenómenos extremos".
Tornados registados
Faro foi atingido por um tornado a 28 de fevereiro. A 4 de março, outro fenómeno idêntico atingiu Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Compreender fenómenos
Segundo o meteorologista Manuel Costa Alves, é necessário que as autoridades tenham uma "melhor compreensão dos fenómenos extremos imprevisíveis".
Telhado de amianto levantou em escola
O vento forte registado durante a madrugada levantou algumas placas de fibrocimento da Escola Básica D. Dinis, em Quarteira. Devido ao perigo de libertação de partículas de amianto, os alunos foram retirados e o estabelecimento foi encerrado pela Proteção Civil de Loulé.
Muro de igreja ruiu e árvores caíram
O mau tempo da madrugada fez ainda cair duas árvores na rua Conselheiro João Franco, em Portimão, uma das quais tombou sobre duas viaturas. Já em Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro, o muro do adro da igreja local ruiu. O local foi isolado pela Proteção Civil.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt