Presidente demite-se
O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) tem um novo presidente, o quinto em três anos. O major-general Bargão dos Santos pediu ontem à tarde a demissão. Às 21h00, o ministro da Administração Interna, António Costa, empossou o novo responsável pelo cargo, o major-general Arnaldo da Cruz.
António Costa disse, à margem da tomada de posse do major-general Arnaldo Ribeiro da Cruz, que respeita a demissão do major-general João Bargão dos Santos, apresentada nove dias depois de aceitar o cargo. Em reacção ao sucedido, o ministro revelou que o ex-presidente alegou “falta de condições para realizar o seu trabalho”, sem, no entanto, especificar quais eram essas condições.
O CM contactou ontem à noite Bargão dos Santos, que se recusou a adiantar os motivos que o levaram a apresentar a demissão. No entanto, fonte próxima do general admite que um dos motivos seja o “mau relacionamento” com o secretário de Estado Ascenso Simões.
Jaime Soares, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, disse ao CM que tanto o presidente demissionário como o agora empossado “não têm perfil adequado para o cargo”, adiantando que a Associação sempre se bateu pela nomeação de um civil.
O vice-presidente do SNBPC, coronel António Augusto, vai também hoje pedir a demissão, em solidariedade com Bargão dos Santos.
ARNALDO DA CRUZ FOI O ESCOLHIDO
O novo presidente do SNBPC, Arnaldo José Ribeiro da Cruz, tem 62 anos e é natural de Sobreira-Formosa, Proença-a-Nova. D
o seu percurso académico constam duas licenciaturas, em Ciências Militares e em Educação Física. Entre outros cargos foi chefe de gabinete de António Vitorino quando este foi ministro da Defesa e assessor militar do ex-primeiro--ministro António Guterres.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt