Presos 16 horas dentro de gruta

Jovens turistas dos EUA ficaram isolados dentro de falésia com cerca de 30 metros.

05 de junho de 2015 às 09:32
Presos 16 horas dentro de gruta Foto: Pedro Noel da Luz
Partilhar

Foram 16 horas dentro de uma gruta, sem água e sem comida. A aventura, que podia ter tido um final trágico, começou na quarta-feira à tarde, quando os dois turistas norte-americanos, de cerca de 20 anos, nadaram até ao interior de uma falésia, em Benagil, Lagoa, de onde não conseguiram sair. Só foram resgatados ontem de manhã pelos Bombeiros de Lagoa com a Polícia Marítima.

Os jovens namorados tinham tentado visitar a gruta de barco, na tarde anterior, por volta das 17h00, mas devido às condições do mar não conseguiram. "Quiseram fazer um passeio, mas o mar não permitia. Disseram que iam a nado. Nós avisámos que era perigoso, mas eles foram na mesma", recordou ao CM Rúben Costa, da Taruga Benagil Tours, empresa de passeios às grutas.

Pub

O alerta foi dado por um ciclista que ouviu os gritos dentro da gruta. Segundo o capitão do porto de Portimão, Santos Pereira, "foi ativada primeiro a embarcação salva-vidas de Ferragudo, mas as condições do mar não permitiram o resgate do casal por via marítima". Foi decidido avançar por terra e ativada a equipa de grande ângulo dos Bombeiros de Lagoa. "As vítimas estavam com princípios de hipotermia, e o resgate foi feito com cordas", referiu Victor Rio, comandante dos Bombeiros de Lagoa. Os turistas foram assistidas no Hospital de Portimão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar