Prisão preventiva para quatro homens detidos em Setúbal após apreensão de quatro toneladas de droga e duas embarcações
Guarda Nacional Republicana apreendeu, além da droga e das embarcações, 10 jerricãs, quatro deles ainda com combustível no seu interior.
O Tribunal de Setúbal decretou a medida de prisão preventiva aos quatro homens detidos naquela região no sábado, pela GNR, na sequência da apreensão de cerca de quatro toneladas de fardos de haxixe e duas embarcações.
Em comunicado, a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR, indica que os detidos, com idades entre os 26 e 36 anos, foram presentes a tribunal no sábado.
De acordo com a GNR, os detidos foram transportados ao Estabelecimento Prisional de Setúbal.
A GNR deteve na madrugada de sábado, na zona de Setúbal, quatro pessoas e apreendeu cerca de quatro toneladas de fardos de haxixe e duas embarcações após a deteção da droga no mar.
A Guarda Nacional Republicana apreendeu, além da droga e das embarcações, 10 jerricãs, quatro deles ainda com combustível no seu interior.
O comandante de destacamento de Controlo Costeiro de Lisboa, Pedro Marujo, disse à Lusa que o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) detetou, na noite de sexta-feira, uma embarcação de alta velocidade a navegar em direção à barra de Setúbal, cujos movimentos foram permanentemente identificados, o que permitiu identificar um transbordo de carga entre esta embarcação e duas outras de menor dimensão.
O comandante de destacamento de Controlo Costeiro de Lisboa adiantou que este transbordo de carga indiciava o crime de tráfico de droga, pelo que foi iniciada uma ação policial para deteção das embarcações.
Num outro comunicado, a GNR refere que, "numa ação concertada entre as componentes marítima, terrestre e aérea da UCCF, foi possível intercetar uma das embarcações", tendo sido detidos os dois ocupantes e apreendida a droga e o combustível que estava no interior.
A GNR indica que a segunda embarcação tentou a fuga, mas "os meios projetados conseguiram" intercetá-la junto à península de Tróia, deter os dois tripulantes e apreender a embarcação, bem como a droga e o combustível no interior.
Por último, a GNR referia ainda que um dos quatro detidos, tem em curso um processo de expulsão do país.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt