PSP realiza operação em igreja evangélica com 60 quartos ilegais em Loures

Diligências das autoridades começaram pelas 8h.

Atualizado a 05 de junho de 2025 às 16:46
Partilhar

A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou uma operação num edifício utilizado para habitação ilegal na Rua Dom Afonso Henriques, em São João da Talha, em Loures. O espaço é detido pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Mangualde e foi transformado numa residencial, onde estariam a viver mais de 50 pessoas, entre elas algumas crianças e bebés com poucos meses.

Segundo o que o CM apurou, a estrutura tinha cerca de 60 quartos, mas apenas duas casas de banho e duas cozinhas. Os residentes admitiram pagar valores entre os 270 e os 370 euros por mês por pequenos quartos, com paredes em pladur, mas sem janelas ou ventilação. Cada divisão tem porta e até chaves, mas o espaço, que deveria servir de armazém ou comércio, não tem condições mínimas de habitabilidade. A maioria das pessoas que ali foram encontradas são estrangeiras, mas também há portugueses. O local é alegadamente gerido por um intermediário, ao serviço do proprietário, que os moradores não conhecem.

Pub

A operação começou pelas 8h00  e terminou perto da hora de almoço. A situação está agora a ser analisada pelas autoridades competentes para tratar do realojamento uma vez que o espaço deverá ser encerrado.

Num comunicado, a PSP indicou que os 45 cidadãos estrangeiros fiscalizados nesta operação encontram-se em "situação regular em território nacional". 


Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar