PSP reforça apelo ao público para evitar pirotecnia em eventos desportivos

Ponto Nacional de Informações sobre Desporto registou mais de oito mil incidentes em espetáculos desportivos em 2023/24.

08 de agosto de 2025 às 16:52
Uso de pirotecnia nos estádios Foto: Laszlo Szirtesi / getty images
Partilhar

Os perigos da utilização irregular de artefactos pirotécnicos voltaram esta sexta-feira a ser advertidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que espera comportamentos responsáveis e respeitadores do público em eventos desportivos na temporada 2025/26.

"Preocupa à PSP todo e qualquer ato violento ou comportamento inadequado, em especial o uso de pirotecnia. Sabemos que se trata de um fenómeno que não é exclusivo da realidade nacional, assumindo-se como uma problemática de dimensão europeia. O uso de artigos de pirotecnia tem aumentado, facto que nos preocupa pela perigosidade que estes artigos representam, tanto em danos que podem provocar na natureza (incêndio e/ou poluição) e em infraestruturas (viaturas, imóveis, etc.), como pelo potencial de risco e perigosidade (para a saúde e integridade física)", lê-se em comunicado divulgado pela PSP, horas antes do início da 92.ª edição da I Liga de futebol.

Pub

De acordo com o último Relatório de Análise da Violência associada ao Desporto (RAViD), o Ponto Nacional de Informações sobre Desporto (PNID) registou 8.879 incidentes em espetáculos desportivos em 2023/24, dos quais 5.673 corresponderam ao uso ou deflagração de pirotecnia (63,9%), cujo crescimento é justificado por vários fatores.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar