PSP TRAVA CARROS CLONADOS
Um esquema habilidoso foi desmontado pela Polícia da Amadora e permitiu a detenção de um indivíduo com uma viatura furtada, mas com os documentos e matrículas de outro veículo exactamente igual - marca, modelo e cor - como se fosse um ‘clone’ do ‘original’. A PSP tem detectado outros casos do género.
O método é simples, simples de mais, mas eficaz, principalmente face a um controlo pouco apertado: alguém com um carro ‘empresta’ as matrículas, o título de registo de propriedade e o livrete a um amigo que entretanto furtou uma viatura exactamente igual. Chapas e documentos são ‘transferidos’ para este veículo, enquanto o dono do outro pede segundas vias.
“Só descobrimos o que se passava porque conferimos os documentos com o número do quadro e as coisas não batiam”, contou ao CM fonte da PSP.
O indivíduo que conduzia essa viatura, uma Mitsubishi L 200 branca, de caixa aberta, foi detectado anteontem, às 18h10, na Cova da Moura por pessoal da 1.ª Equipa de Intervenção Rápida da PSP da Amadora, unidade que se encontra a aumentar a vigilância e a visibilidade policial em bairros considerados problemáticos do concelho, particularmente nas freguesias da Buraca e da Damaia.
O homem, um cabo-verdiano de 43 anos, foi abordado na Rua Principal e como não apresentava carta de condução foi levado para a esquadra, vindo então a apurar-se a tramóia feita com a falsificação da carrinha. As autoridades ainda estão a apurar os contornos deste caso, mas já sabem que o carro de que provieram as matrículas, exactamente igual ao outro, era do Porto e foi supostamente vendido a um mecânico cabo-verdiano, que não se sabe aonde pára.
Quando o detido se encontrava na esquadra, dois familiares ainda se deslocaram para tentarem a sua libertação, informando que possuíam a sua carta de condução, mas ao se aperceberem da dimensão das suspeitas desistiram da ideia e optaram por uma retirada estratégica.
“Este tipo de falsificação começa a ser detectado. Vamos estar mais atentos a casos de suspeita”, indicou a nossa fonte policial.
ARTIGOS SUSPEITOS NO VEÍCULO
O manobrador de grua ou servente, de 43 anos, atrapalhou-se quando a Polícia chegou à Cova da Moura, onde reside. Primeiro, tentou fugir. Depois, alegou que o carro era emprestado. Afinal, havia-o comprado por mil euros. Na viatura tinha duas facas, três munições calibre 12, chumbo 7, muito usadas em caçadeiras de canos serrados, um pé-de-cabra, duas chaves de ignição, um gorro, outro livrete, peças de carros e dez garrafas com ácido sulfúrico.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt