PSP diz-lhe o que são animais perigosos
Saiba também como legalizar o seu cão.
Nem todos os animais são dóceis e se adaptam facilmente ao dia a dia dos seres humanos. Com o objetivo de alertar para este facto, a PSP explicou no Facebook o que são animais perigosos ou potencialmente perigosos.
Segundo a polícia são potencialmente perigosos todos os animais "que, devido às características da espécie, ao comportamento agressivo, ao tamanho ou à potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais".
Já na definição de animais perigosos enquadram-se todos aqueles que tenham "atacado ou ofendido o corpo ou a saúde a uma pessoa", tenham "ferido gravemente ou morto outro animal", demonstrem "um carácter e comportamento agressivos" e tenham sido considerados um risco para a segurança "pela autoridade competente".
Documentos para legalizar o seu cão
Para ter em casa cães perigosos ou potencialmente perigosos precisa de uma licença emitida pela junta de freguesia da sua área de residência. Essa autorização pode ser solicitada pela autoridade competente e o dono do animal deve estar sempre acompanhado pela licença quando se deslocar com o cão.
Se quiser o obter essa licença, os documentos que tem de reunir são um termo de responsabilidade, um certificado do registo criminal, o comprovativo da esterilização, o boletim sanitário atualizado e o comprovativo de aprovação em formação para a detenção de cães perigosos ou potencialmente perigosos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt