Quatro anos e meio de prisão por esfaquear inquilino em Sintra

Arguido, de 69 anos, condenado por homicídio qualificado, na forma tentada. Quis que vítima lhe pagasse 100 euros da renda de casa.

09 de novembro de 2025 às 13:45
Condenação de homem de 69 anos ocorreu no tribunal de Sintra Foto: Pedro Catarino
Partilhar

Um homem de 69 anos foi condenado a quatro anos e meio de prisão efetiva, pelo Tribunal de Sintra, pelo crime de homicídio qualificado, na forma tentada. A vítima foi um homem, agora com 30 anos, inquilino do arguido, por este acusado de dever 100 euros da renda de casa.

O crime ocorreu a 27 de setembro de 2024, em Nafarros, Sintra. Segundo o acórdão, a que o CM teve acesso, Carlos Fernandes, o arguido, um encarregado de obras reformado, soube que o inquilino estava num café. Já no estabelecimento, pediu que a vítima saísse à rua, para falarem sobre parte da renda que o jovem tinha em atraso. No exterior, Carlos Fernandes rasteirou a vítima e, com uma faca de cozinha com 10 centímetros de lâmina, golpeou-a nas costas.

Pub

O arguido viria a ser detido pela GNR e, presente a tribunal, encontra-se em prisão preventiva desde essa data. Para o tribunal, a agressão ficou provada, considerando que Carlos Fernandes "se conformou com a possibilidade de infligir a morte" à vítima, ao atingi-la numa zona repleta de órgãos vitais. Por ter cadastro - foi condenado em 2023 a um ano e meio de prisão, suspensos, por abuso sexual de crianças - o homem de 69 anos viu a pena atribuída ser efetiva.

Pedro Pestana, advogado do arguido, disse ir recorrer do acórdão para a Relação de Lisboa. "Considero que a prisão preventiva que o arguido já cumpriu é suficiente para o efeito dissuasor. Ele tem problemas de saúde, e vou pedir a suspensão da pena", concluiu. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar