Quatro divórcios de casais homossexuais no primeiro ano

Teresa Paixão e Helena Pires celebram hoje um ano de casamento. Em 2010 tornaram-se no primeiro casal homossexual, em Portugal, a contrair matrimónio. Doze meses depois de a lei ter entrado em vigor, dados do Ministério da Justiça revelam que já foram celebrados 410 casamentos entre pessoas do mesmo sexo e quatro divórcios. O número de matrimónios, porém, fica muito abaixo dos que se registaram, por exemplo, na Bélgica, um ano após a entrada em vigor da lei: 1069.

07 de junho de 2011 às 00:30
HOMOSSEXUAIS, CASAMENTOS, DIVÓRCIOS Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

Teresa Paixão disse ao CM que "assinar o papel", ao fim de quatro anos de luta nos tribunais, "dá uma maior segurança ao casal, sobretudo em relação aos direitos". As duas mulheres vivem numa aldeia do concelho de Sousel, e garantem não ser alvo de discriminação. No entanto, preferem não revelar a localidade onde estão a viver, pois não pretendem "ser alvo de atenções".

O casal vive com as duas filhas, de anteriores relações, que frequentam o 7º e 11º anos. Teresa Paixão explica que ambas trabalham na agricultura, em serviços sazonais. Quando não têm trabalho, vivem do rendimento mínimo. A opção de residirem no Alentejo surgiu depois de não terem conseguido trabalho no Norte, onde foram "discriminadas" .

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar