Quatro pessoas detidas por posse ilegal de armas na região de Viseu
Detidos vão ser presentes ao Tribunal Judicial de Viseu para aplicação das respetivas medidas de coação.
Quatro pessoas foram detidas por suspeita de posse ilegal de armas nos concelhos de Mangualde, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva, informou esta terça-feira o Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Numa nota de imprensa, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Mangualde da GNR anunciou a detenção, na segunda-feira, de "quatro homens, com idades entre os 28 e os 62 anos, por posse ilegal de armas" nesses três concelhos do distrito de Viseu.
A detenção ocorreu no âmbito de uma "investigação por ameaças e posse de armas ilegais, que decorria desde janeiro de 2024".
Os militares da GNR deram cumprimento a 13 mandados de busca.
Dessas 13 buscas, "seis foram domiciliárias, cinco em veículos, uma em loja comercial e uma em armazém, em diversos concelhos do distrito" de Viseu.
Da operação, resultou, também, a apreensão de diverso material.
Entre o material apreendido, a GNR destacou "uma pistola Walter, duas armas brancas de abertura automática, um revólver, uma espingarda, duas caçadeiras e uma carabina".
E ainda "dois carregadores, um cano Browning / F.N. Herstal com 66cm, 27 notas falsas, um crachá da Guardia Civil [polícia espanhola], três telemóveis e cerca de 1.446 munições e cartuchos de vários calibres".
Os detidos serão presentes esta terça-feira ao Tribunal Judicial de Viseu, para aplicação das respetivas medidas de coação.
Segundo o Comando Territorial de Viseu da GNR, a operação contou com o reforço de militares da valência territorial, da estrutura de Investigação Criminal (IC), do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Moimenta da Beira, da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) de Mangualde, do Destacamento de Intervenção (DI) de Viseu, e com o apoio do Núcleo de Armas e Explosivos da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Comando Distrital de Viseu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt