Quem era Cláudio Valente, suspeito da morte do físico Nuno Loureiro e do tiroteio na Universidade de Brown

Português suicidou-se esta quinta-feira, quando as autoridades estavam prestes a detê-lo num armazém em Salem, New Hampshire.

19 de dezembro de 2025 às 11:02
Partilhar

Descrito como um ex-aluno com uma mente brilhante na área da física e natural de Torres Novas, Cláudio Manuel Neves Valente, de 48 anos, é suspeito de ser o autor do tiroteio na Universidade de Brown, que matou dois estudantes e deixou nove pessoas feridas, e responsável pela morte do físico Nuno Loureiro, em Brookline, Massachusetts.

Aos 17 anos, quando frequentava a Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas, foi selecionado para participar nas competições nacionais de Física e depois nas competições internacionais, que se disputaram na Austrália. Entre 1995 e 2000 terá andado na mesma universidade que o físico Nuno Loureiro, Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Pub
1 / 3
FOTO: Ricardo Almeida
Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas
FOTO: Ricardo Almeida
Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas
FOTO: Ricardo Almeida
Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas

Depois disto entrou numa pós-graduação em física na Universidade de Brown, nos EUA, com um visto de estudante, em 2000. No entanto, não obteve nenhum grau, pois só frequentou três semestres do curso, refere um comunicado da presidente da Universidade de Brown. Mais tarde, já em 2017, conseguiu o estatuto de residente permanente legal nos EUA.

A última morada conhecida de Cláudio Valente é em Miami, mas no final de novembro, o português terá alugado um quarto de hotel em Boston.

Pub

Cláudio Valente suicidou-se, esta quinta-feira, quando as autoridades estavam prestes a detê-lo num armazém em Salem, New Hampshire. Junto ao corpo do português foi encontrada uma mochila com duas armas de fogo. “Ele foi encontrado morto, com uma mochila, duas armas de fogo e evidências no carro que correspondem exatamente ao que vemos na cena do crime aqui em Providence”, afirmou o procurador-geral de Rhode Island, Peter Noronha.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar