Recluso agride quatro guardas prisionais
Recluso foi obrigado a tirar o turbante no refeitório da prisão de Paços de Ferreira.
Quatro guardas prisionais da prisão de Paços de Ferreira foram agredidos durante a manhã desta terça-feira "de forma intempestiva" por um recluso, tendo ido ao hospital apenas por precaução, confirmou à Lusa a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
O presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves, tinha explicado à agência Lusa que o incidente ocorreu de manhã, no refeitório do estabelecimento prisional, tendo sido originado pela ordem dada pelos guardas para que o recluso retirasse o turbante da cabeça.
"Em conformidade com o legalmente previsto neste tipo de ocorrências foi instaurado o competente processo disciplinar e feita comunicação ao Ministério Público", conclui a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais .
Segundo Jorge Alves, um dos elementos do Corpo da Guarda Prisional, no cumprimento dos regulamentos da prisão, mandou o recluso - de nacionalidade marroquina - retirar o turbante que trazia na cabeça, o que gerou uma situação de conflito "e na tentativa de imobilização do recluso os guardas acabaram por se magoar". O presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional disse ainda que os ferimentos foram ligeiros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt