Região de Lisboa ganha duas unidades de saúde

Unidades de Saúde Familiar do Lumiar e Odivelas vão servir mais de 25 mil utentes.

28 de dezembro de 2018 às 09:14
Luís Pisco, presidente da ARSLVT (ao centro), com a equipa da recém-formada USF D. Amélia de Portugal Foto: Pedro Catarino
Médicos, xxx Foto: Getty Images
Médicos, xxx Foto: Getty Images
Médicos Foto: Getty Images

1/4

Partilhar

A freguesia do Lumiar, no concelho de Lisboa, e a cidade de Odivelas contam desde esta quinta-feira com duas novas Unidades de Saúde Familiar (USF): a USF D. Amélia de Portugal, no Lumiar, e a USF Mosteiro, em Odivelas.

Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte, a USF D. Amélia de Portugal passa a servir um universo de 12 250 utentes, que ficará ao cuidado de uma equipa constituída por sete médicos de família, sete enfermeiros e cinco secretários clínicos.

Pub

"Não há saúde primária de qualidade sem que seja fácil contactar com a sua equipa de família. Esta equipa estava preparada, e a trabalhar para este momento, há quase um ano. Não fazia sentido esperar pelas novas instalações", afirmou Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

A USF ficará alojada provisoriamente no Centro de Saúde do Lumiar até fevereiro do próximo ano, altura em que deverão estar concluídas as obras no novo edifício, instalado no Parque da Saúde Pulido Valente.

Pub

"Quando vem a uma USF, nunca se vai embora sem uma resposta e isso é crucial para que as pessoas tenham confiança na sua equipa", nota o presidente da ARSLVT. A USF D. Amélia de Portugal vai partilhar as novas instalações com a USF das Conchas.

A USF Mosteiro ficará sediada no piso térreo da nova unidade de Saúde de Odivelas - que também irá alojar a equipa da USF Cruzeiro - e serve 13 300 utentes. A unidade, que integra o ACES Loures, é composta por oito enfermeiros e três assistentes técnicos. As USF funcionam das 08h00 às 20h00.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar