Religião: Portugueses são dos mais tolerantes
Um estudo sociológico alemão sobre religião e política revela que 89 por cento dos portugueses crêem que todos os grupos religiosos devem “ter direitos iguais”. Este resultado lidera os países da União Europeia.
Portugal destaca-se como mais tolerante quanto à igualdade religiosa contra 86 por cento registados na França; 72% na Dinamarca e 82% na Holanda. A Alemanha registou uma maior tolerância na região ocidental com 53%, contra 49% registados no Oeste.
Quando questionados sobre se a pluralidade religiosa gera conflito ou enriquecimento cultural, desce para 80% o número de portugueses tolerantes que apostam no enriquecimento cultural, a par dos dinamarqueses e holandeses.
A Alemanha registou 70% e a França 59% de tolerantes quanto à pluralidade.
A escolha dos países incidiu nos diversos patamares de diversidade religiosa, embora tenha focado o Islão, devido aos acontecimentos mundiais da última década.
Portugal foi escolhido para o estudo para contrastar, dado que “a diversidade religiosa” não é tão pronunciada como nos outros países inquiridos.
A Alemanha foi dividida em dois blocos geográficos, durante a análise, devido ao elevado número de imigrantes muçulmanos, concentrados sobretudo nas regiões ocidentais.
França debate-se actualmente com a controvérsia em torno da proibição do uso da burca, além das tensões sociais e consequente violência usada pela polícia sobre jovens muçulmanos, lê-se no enquadramento.
A Dinamarca "foi alvo de todas as atenções quando um jornal, em 2005, publicou cartoons do profeta Maomé" e a Holanda assistiu ao assassínio do realizador Theo van Gogh, autor de um filme que os muçulmanos consideram ofender e distorcer os preceitos islâmicos, de acordo com o mesmo documento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt