Rendas vão subir 1,15% em 2019

O INE acaba de divulgar o valor da inflação, sem habitação, para agosto que é a que conta para efeitos de actualização de renda.

31 de agosto de 2018 às 10:32
Lisboa Foto: Getty
Habitação
Lisboa, cidade, panorâmica Foto: Manuel Vicente

1/3

Partilhar

As rendas deverão ser actualizadas em 1,15% no próximo ano. O número acabou de ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e alinha com o aumento já verificado este ano, que se situou em 1,1%. 

A actualização anual das rendas baseia-se na variação dos últimos 12 meses do Índice de Preços do Consumidor, sem habitação, relativo a agosto. Ao contrário do que antes acontecia, o INE divulga agora uma estimativa rápida, antes de publicar o valor final. É esta estimativa rápida que acaba de sair, apontando para um aumento de 1,15% neste índice de preços. Ainda assim, para se conhecer o aumento com toda a certeza será preciso esperar pelo número que o INE publicará a 12 de Setembro. 

Pub

Há cerca de um mês, vários jornais avançaram com um valor para a actualização do próximo ano, baseando-se na variação homóloga dos preços de Julho, que costuma aproximar-se bastante do valor de agosto, que é o que conta. 

Por defeito, a renda é actualizada no mês em que o contrato foi assinado. Porém, no caso das rendas antigas, que não tenham sido sujeitas a actualização, o aumento é devido em Janeiro. O senhorio não é obrigado a fazer a actualização mas se quiser fazê-la tem de notificar o inquilino por carta registada com aviso de recepção. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar