Retirados do rio após seis horas

Desciam rio Paivô de canoa e ficaram desorientados.

04 de janeiro de 2016 às 16:40
rio, Paivô, canoa, canístas, bombeiros, rio Paiva, amigos, Drave, Arouca, Floriano Amaral, salvamento, resgate Foto: CMTV
Partilhar

A intenção dos cinco amigos era descer, este sábado, o rio Paivô, afluente do rio Paiva, desde a aldeia de Drave, Arouca. A chegada da noite e o mau tempo levaram os jovens, entre 25 e 30 anos, a contactar um amigo, por volta das 18h00, que alertou os bombeiros.

"Ainda consegui falar com um deles, que me disse que estavam bem, mas não conseguiam sair de lá", indicou o comandante Floriano Amaral. A informação recebida era vaga: "Diziam que estavam entre Covêlo e Regufe, que distam vários quilómetros, e estavam desorientados".

Pub

A equipa de resgate, com 15 elementos, percorreu o monte até chegar à margem do rio e encontrou o grupo numa zona de difícil acesso. Sem telecomunicações, os jovens foram localizados por gritos. Com recurso a cordas, foram resgatados já pelas 00h30 de ontem, após seis horas de espera.

"Se eles tivessem tentado descer a queda de água de sete metros, podia ter corrido mal", referiu o comandante dos bombeiros. Os canoístas tinham sintomas de hipotermia e foram assistidos. Não quiseram prestar declarações ao CM

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar