Robôs postos à prova
Com mais de 800 participantes, arranca hoje em Guimarães o Festival Nacional de Robótica, apresentando os mais recentes engenhos autómatos, capazes de dançar, fazer operações de salvamento ou jogar futebol em equipa. A competição é praticamente esquecida perante o privilégio de cruzar conhecimentos e o desafio de levar ainda mais longe as soluções tecnológicas construídas em laboratório.
Durante quatro dias, os robôs vão dominar as emoções humanas no Pavilhão Multiusos de Guimarães, não só com os campeonatos que porão à prova a destreza de construções electrónicas, mas também com demonstrações de algumas novidades, como um robô-bombeiro capaz de apagar uma chama no interior de um labirinto. Também a Toyota vai aproveitar para exibir um carro híbrido capaz de estacionar sozinho.
“É um festival exclusivamente de robôs autónomos, que têm de superar as provas e os desafios sem qualquer interferência humana, nem telecomandos”, realça Fernando Ribeiro, do Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho, responsável pela organização do evento. Entre os participantes contam-se representantes de todo o País – incluindo as ilhas –, equipas de Espanha e uma do Irão.
Mais de 600 participantes são oriundos de escolas do ensino básico, secundário e profissional. Vêm ainda alunos das universidades do Minho, Aveiro, Instituto Superior Técnico de Lisboa e Engenharia do Porto.
ASTRONAUTA E HUMANÓIDE EM DEBATE
Duas conferências científicas marcam hoje o arranque do Festival Nacional de Robótica, que vai decorrer até segunda-feira. As palestras estão a cargo do alemão Frank Joubelin, investigador da Honda, que vai falar do ‘Asimo’, um dos humanóides mais evoluídos do mundo, e do astronauta suíço Claude Nicollier, detentor do recorde de viagens no Espaço (foi um dos responsáveis pela reparação do telescópio espacial Hubble).
O programa inclui várias demonstrações de novidades tecnológicas, mas o ponto alto do festival está reservado para as diversas competições seniores e juniores. As 180 equipas inscritas vão competir nas ligas de futebol de robôs médios (FRM), de robôs pequenos (FRP) e de simulação (Futebol 2D e 3D); nas Ligas de Busca e Salvamentos e de cães da Sony. Das provas para os mais novos constam as ligas do Robo-Cup Júnior (futebol – FRJ 1x1 e 2x2), robôs de dança (DJ), de Busca e Salvamento (BS) e a ‘First LEGO League’.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt