Romaria em Santo Amaro

Na Lisboa de meados do século XIX, os galegos chegaram a ser mais de 30 mil, ou seja, mais de um décimo da população da cidade. Os que viviam em Alcântara eram os grandes animadores da romaria de Santo Amaro, que decorria junto à capela, agora tema a apresentar no Concurso das Marchas Populares de Lisboa 2005.

25 de maio de 2005 às 00:00
Partilhar

“Eram as maiores festas que então se faziam por aqui. Vinha muita gente de fora. Era uma romaria muito conhecida e muito concorrida”, disse ao CM Mário Rui Ferreira, um coreógrafo que quer para Alcântara um lugar bem melhor que o décimo primeiro do ano passado.

“Volto a ser responsável da marcha com uma enorme vontade de defender um segundo e um quinto lugar que já conquistei. O grupo está a trabalhar muito bem e mentiria se não dissesse que o nosso objectivo é ganhar”, afirmou Mário Rui Ferreira, saudoso do antigo pavilhão do Parque Eduardo VII: “Ali as claques e as marchas formavam um todo. Era o recinto ideal”, recordou.

Pub

A Marcha de Alcântara mostra-se ao público na última noite de exibições no Pavilhão Atlântico, agendada para o dia 5 de Junho.

"GOSTO MUITO DISTO TUDO"

Após 14 anos como marchante, Luís Santos, de 33 anos, vendedor de peixe, alargou a colaboração na marcha do seu bairro de sempre – Alcântara –, “dando uma ajuda” na coordenação. “É claro que ser marchante é muito melhor, pois são momentos de agradável convívio e brincadeira. Já na coordenação é só trabalhar, trabalhar, trabalhar e as reuniões começaram logo em Outubro. Mas não me custa. Bem pelo contrário. Gosto muito disto tudo. Faço-o numa entrega total ao meu bairro, por amor à camisola” assegurou Luís Santos, para quem “o primeiro lugar não é impossível. Tenho esperança. E como ela é a última a morrer...”.

Pub

TEMA

Romaria de Santo Amaro

CORES

Pub

Vermelho, rosa, branco e preto

PADRINHOS

Linda Rodrigues e Artur Garcia

Pub

COMPOSITOR

José Jesus e Jorge d’Ávila

LETRISTA

Pub

Ester Correia e Silva Nunes

PORTA-ESTANDARTE

António Vicente

Pub

MASCOTES

Micaela Santos e David Ferreira

COREOGRAFIA

Pub

Mário Rui Ferreira

COORDENAÇÃO

Francisco Ferreira

Pub

COLECTIVIDADE

Sociedade F. Alunos Esperança

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar